Unidades de Conservação / Áreas protegidas

A OIKOS presta serviços para a identificação e regularização fundiária de áreas para conversão em áreas protegidas. São utilizadas equipes das áreas da biologia da conservação, geoprocessamento e jurídica, que baseados em diagnósticos ambientais e levantamentos cartoriais, avaliam as situações ambientais e fundiária das terras-alvo para conversão em áreas protegidas, verificam o valor de mercado dessas terras e traçam as diretrizes para desapropriação e consolidação em unidades de conservação. Esses serviços envolvem a participação dos atores sociais no processo de desenvolvimento e elaboração dos planos.

A OIKOS elabora Plano de Manejo de Unidades de Conservação definido no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, como: ”documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade”.

O processo de elaboração de Planos de Manejo é um ciclo contínuo de consulta e tomada de decisão com base no entendimento das questões ambientais, socioeconômicas, históricas e culturais que caracterizam uma Unidade de Conservação e a região onde ela se insere.

A OIKOS utiliza equipe projetizada com expertise em planos de manejo para cada tipo específico de unidade de conservação. O enfoque dos estudos é multidisciplinar, seguindo um processo lógico de diagnóstico e planejamento.

../