Ricardo Ribeiro Dias

Diretor de Operações e Tecnologia da OIKOS, de fevereiro de 2014 até a presente data. Foi Diretor Técnico da OIKOS, de novembro 2003 a janeiro de 2014.

Geólogo formado em 1991 pela Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Sensoriamento Remoto - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 1994 e Doutor em Geociências e Meio Ambiente - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em 2008. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, em 2016. É professor da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Engenharia Ambiental.

Possui experiência profissional em zoneamento ecológico- econômico, planejamento ambiental, estudos ambientais (EIA/RIMA), e mapeamento de recursos naturais, coordenação de equipes técnicas para avaliação e execução de projetos.

Foi Coordenador e Diretor da Seplan/TO entre 1995 e 2003 e, neste período, liderou equipes do Governo do Estado do Tocantins em projetos com o Banco Mundial. Liderou equipes do Governo do Tocantins na preparação do Projeto Desenvolvimento Sustável do Jalapão e em negociações na Secretaria de Assuntos Internacionais (SEAIN) e Banco Interamericano para Desenvolvimento. Foi consultor na Secretaria de Infraestrutura do Estado do Tocantins, desenvolvendo atividades de apoio ao gerenciamento do Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável do Tocantins(PDRS).

Coordenador de vários serviços ambientais e de gerenciamento de recursos hídricos realizados pela OIKOS. Tem produção científica nas áreas de sensoriamento remoto, geologia e meio ambiente em eventos nacionais e internacionais, e periódicos nacionais.

É coautor do livro “Introdução à Gestão Ambiental de Estradas”, em 2005 (IME/Fundação Ricardo Franco - Coleção Disseminar), bem como do “Projeto de Gestão Integrada - Bico do Papagaio - Plano de Zoneamento Ecológico-Econômico - Norte do Estado do Tocantins” de 2004 (Seplan/DZE); “Projeto de Gestão Integrada - Bico do Papagaio - Análise Ambiental e Socioeconômica - Norte do Estado do Tocantins”, de 2004 (Seplan/DZE).

../